Preparação para o Primeiro Emprego

Para ser um Jovem Aprendiz você tem antes de fazer o curso de Preparação para o Primeiro Emprego (PPE):

  • todo ano a Florestan realiza, normalmente em junho e em dezembro, inscrições para o processo seletivo de todos os cursos. Atualmente o PPE é anual, e sua inscrição só acontece em dezembro.
  • durante o curso de PPE os alunos são constantemente monitorados e avaliados por uma equipe pedagógica, que inclui professores, psicólogos etc. Parte desses alunos estará apta e será selecionada para fazer parte do Programa Jovem Aprendiz.
  • após essa seleção, o aluno passa a contar com uma nova programação de aprendizado, com novas atividades e que visa seu comportamento e atuação profissional dentro de um ambiente de trabalho. Esse é o diferencial da Florestan para encaminhamento dos jovens.
  • importante saber que esse encaminhamento depende da demanda de vagas gerada pelas empresas, ou seja, havendo vagas, faremos o encaminhamento dos alunos. Eles passam a ter a carteira assinada e uma remuneração por período determinado, podendo vir a ser ou não efetivado.

Como é o curso:

O curso de Preparação para o primeiro emprego gratuito, da Florestan Fernandes, tem a finalidade de preparar o adolescente para o mercado de trabalho, explorando e capacitando seu potencial, de forma clara e informativa, este curso se dará de forma participativa a fim de desenvolver o auto conhecimento, seu senso critico e reflexivo, priorizando uma formação humanizada visando o desenvolvimento do protagonismo juvenil.

Objetivos específicos:

– Compreender o convívio em sociedade;
– Conhecer sobre os direitos e deveres;
– Aprender as novas tendências, metodologias e exigências do mercado de trabalho;
– Praticar os temas transversais de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacional (PCN’s)
– Vivenciar o conhecimento através de visitas extraclasse.