Começaram as inscrições para o Processo Seletivo

18 de dezembro de 2018

Começaram nesta terça-feira, 18/12, as inscrições para o processo seletivo do primeiro semestre de 2019, da Fundação Florestan Fernandes. A população poderá inscrever-se até 14/01/2019. Serão oferecidos gratuitamente 33 cursos trimestrais e semestrais no ano que vem (eram 26 em 2018), o que proporcionou um número recorde de vagas (passaram de 1300 para 1500). As vagas são exclusivas para moradores de Diadema, que poderão acessar o site www.florestan.org.br, ou comparecer pessoalmente na sede, que fica na alameda da Saudade, 186, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h30. A documentação necessária é original e cópia de CPF, documento de identidade, e comprovante de residência.

O número recorde de vagas deve-se a vários fatores, entre eles, a utilização da capacidade da nova Cozinha-Escola, inaugurada na metade de 2018, que agora passa a oferecer, além de Confeitaria e Auxiliar de Chef de Cozinha, cursos como o de Cozinha para Eventos e Cozinha Brasileira. O curso de Iniciação à Cozinha Japonesa teve seu conteúdo remodelado e passou-se a chamar Iniciação à Cozinha Oriental. Também foi atendida uma demanda da população, e o curso de Panificação Básica voltou à grade.

Vale destacar que o crescimento constante e progressivo de vagas da Florestan, acontece utilizando-se do mesmo orçamento designado nos últimos anos.

Todos os cursos da área Gastronômica concentram-se na Unidade II da Florestan, que fica próxima ao Terminal Diadema (rua Santo Inácio, 136), facilitando o acesso dos alunos. Nesse mesmo local foi inaugurada, em 13/12 último, a nova Garagem-Escola, com diversos equipamentos e infraestrutura para o curso de Mecânica e Manutenção de Automóveis. Essa estrutura também possibilitou a volta do curso de Polimento Automotivo, cuja demanda foi identificada e, como é costume na Florestan, foi rediscutida e reincluída.

Um dos cursos mais procurados entre todos é o de Preparação para o Primeiro Emprego, no qual os alunos possuem a chance de serem encaminhados para empresas da região. Até o momento foram empregados cerca de 60 jovens. Isso se deve à uma conquista recente: a Florestan, em 2017, passou a ser certificadora do Programa Jovem Aprendiz, junto ao Ministério do Trabalho.

Após a inscrição, os candidatos participarão de uma prova, que será aplicada nos dias 19 e 20 de janeiro, composta de Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Gerais. Todas as informações sobre os cursos, número de vagas, assim como requisitos necessários, podem ser vistos no Edital do processo seletivo.

Fundação Florestan Fernandes

Fundada em 1996, a Fundação Florestan Fernandes é uma instituição iniculada à Prefeitura de Diadema que oferece cursos profissionalizantes gratuitos de beleza, terapias naturais, eventos e festas, construção civil e indústria, comércio e serviços, gastronomia, informática e juventude.