Encontro virtual na Florestan fortalece professor na pandemia

Instituição realiza discussão entre psicólogas e docentes sobre efeitos do isolamento 

Por Daniel Pereira

Para fortalecer a estrutura emocional de seus colaboradores, a Fundação Florestan Fernandes, mantida pela Prefeitura de Diadema, realizou encontros virtuais de psicólogas com os professores da instituição. Os encontros se encerraram na quinta-feira (11/6).

Após ouvir os relatos, a psicóloga faz as ponderações e compartilha instruções que possibilitem o fortalecimento interior dos profissionais. O retorno tem sido positivo, tanto por parte dos professores quanto das psicólogas. “Foram momentos de grande emoção, pois os professores estão abrindo o coração. Isso tem fortalecido muito a todos e reforçado os vínculos”, diz Gilian Bruno, diretor-secretário da instituição, que participa de todos os encontros. 

Nos encontros, professores dos 35 cursos profissionalizantes gratuitos oferecidos pela instituição têm se sentido à vontade para dizer como estão vivenciando a situação de pandemia, dividindo as emoções, angústias e incertezas. Entre os temas abordados estão a saúde – alguns relataram a preocupação com familiares que foram hospitalizados –, o isolamento e mesmo dificuldades financeiras, pois muitos professores, além de darem aula, têm um negócio próprio. Alguns tiveram queda nas vendas ou mesmo tiveram de fechar as portas. 

A ideia é que esses atendimentos auxiliem os professores no constante contato que mantêm com os alunos por meio virtual, já que parte dos estudantes também relatam dificuldades emocionais, como ansiedade, nesse momento em que as aulas estão suspensas em razão da pandemia de Covid-19. Em um segundo momento a instituição, pretende realizar encontros virtuais também entre estudantes e psicólogas.

“A nossa preocupação, como instituição de ensino, é promover também o bem-estar emocional dos nossos professores. Estamos, em nossa vida pessoal e profissional, aprendendo e nos reinventando todos os dias e, por esse motivo, apostamos nesse encontro como forma de trocas que, com certeza, contribuirão para amenizar esse momento delicado pelo qual todos estamos passando”, afirma Margareti Sanches, diretora-presidente da instituição.