Florestan bate recordes de inscrições para processo seletivo

Mais de 11.500 inscrições foram feitas para os cursos profissionalizantes oferecidos em diversas áreas Foto: Thiago Benedetti

Por: Heloisa Vieira

A Fundação Florestan Fernandes encerrou na última segunda-feira, 24/6, a fase de inscrições para o processo seletivo do segundo semestre deste ano. Com um aumento superior a 35% em relação ao primeiro semestre, o número de inscrições saltou de 8.862 para 11.545. As provas acontecem nos dias 29 e 30 de junho, sábado e domingo, respectivamente.

Serão oferecidos gratuitamente 35 cursos com duração de três ou seis meses divididos em nove áreas de conhecimento. Neste semestre há seis novos cursos: Cozinha Mexicana; Desenho Técnico e Arquitetônico; Planilhas Eletrônicas; Vídeomonitoramento (CFTV) e alarmes; Estética Automotiva e Elétrica Básica de Autos. 

“Os cursos podem contribuir para que muitas pessoas não sejam mais uma na estatística de desempregados. Com a formação adquirida na Fundação, muitos garantem uma vaga no emprego formal e outros conseguem abrir seu próprio negócio”, destaca a diretora-presidente da FFF, Margareti Sanches.  

A seleção será composta por questões de Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Gerais. As provas de Ensino Fundamental II e Ensino Médio terão 15 questões objetivas, enquanto a do Ensino Fundamental I contará com dez questões também objetivas. O tempo máximo de permanência é de 45 minutos.

Os testes serão realizados em diversos períodos e é responsabilidade de cada candidato certificar-se de seu horário. Para conferir os dados de inscrição, basta acessar o aplicativo ou o site da Florestan. Nos dias de prova, a entrada será feita pela Rua Manoel da Nóbrega, 1.149. 

Os candidatos devem chegar ao local com pelo menos 30 minutos de antecedência levando um documento original com foto recente (RG; Carteira de Trabalho e Previdência Social; Certificado Militar; Carteira Nacional de Habilitação, por exemplo), caneta preta ou azul, lápis, borracha e protocolo de inscrição.

A divulgação do resultado do processo seletivo será feito no dia 11/07. Já o período de matriculas ocorrerá do dia 15 a 19/7.

Uma outra novidade deste semestre é polo da Fundação. Com a revitalização do Complexo Cultural Ruyce, houve a possibilidade de firmar uma parceria com a Secretaria de Cultura. O objetivo é atender mais uma região do município e oferecer a população um ambiente voltado para a capacitação de jovens e adultos. Neste polo, serão ministrados, inicialmente, os cursos de Auxiliar de RH e Inglês Básico.