Florestan comemora 21 anos de atividade em outubro

20 de outubro de 2017

Na próxima quinta-feira (26), a Fundação Florestan Fernandes entra em sua terceira década de existência com o desafio de continuar inovando e oferecendo cursos de qualidade à população de Diadema.

Uma novidade oferecida pela entidade será a entrega de um portal de internet totalmente reformulado e com navegação facilitada para os internautas. O trabalho desenvolvido no último ano, que coincide com a nova gestão da presidência,  inclui reformulação dos cursos com aumento do número de vagas em cerca de 38%, além do retorno do curso de Fotografia, antiga reivindicação dos munícipes e a introdução do curso de Mecânica Básica de Motos, sempre antenada nos novos tempos.

A maior novidade, porém, é a certificação obtida junto às autoridades e que permite à Florestan oferecer o Programa Jovem Aprendiz. Com isso, os jovens de 14 a 24 anos poderão não somente realizar um curso de iniciação ao trabalho, como serem encaminhados às empresas da região.

Outras novidades e desafios estão por vir, mas tudo caminha para a superação destes, sempre sem perder de vista a inspiração com que foi criada.

A Florestan ao longo do tempo

Os cursos profissionalizantes passaram a ser oferecidos em 1996 e seu nome é uma homenagem ao grande sociólogo e educador que falecera no ano anterior e que que batalhou a vida inteira pela educação e pela cidadania plena dos brasileiros.

A Florestan esteve sempre em sintonia tanto com sua responsabilidade social quanto com a questão das necessidades do mercado. Já em 1997 passou a oferecer os primeiros cursos de informática. Hoje, um curso de AutoCAD, que seria inacessível à grande parte da população carente é oferecido gratuitamente.

O mercado da beleza é outro grande exemplo: a Florestan acompanhou a vocação de Diadema como polo de cosméticos e atualmente este segmento é fortíssimo. Maquiagem, Depilação, Estética Facial e Cabeleireiro estão entre os cursos mais disputados.

Sempre apostando em sua responsabilidade como órgão público, a Florestan decidiu ampliar sua abrangência com polos de cursos já existentes em outras regiões do município. Para isso foram feitas parcerias com entidades locais ou com unidades próprias, caso de nossa unidade II, que abriga os cursos de Mecânica de Motos, Decoração de Festas e Organização de Eventos e, futuramente, receberá os alunos da área de Gastronomia.