Florestan entrega carteiras profissionais para mais 19 alunos do Programa Jovem Aprendiz

A Fundação Florestan Fernandes realizará no dia 21/2, às 18h, a celebração de mais uma entrega de carteiras profissionais assinadas para uma leva de 19 jovens aprendizes, contratados pelas empresas da região. Além dos jovens e de seus respectivos familiares, comparecerão representantes das empresas contratantes.

Atualmente, 62 alunos estão tendo a oportunidade de dar início a sua vida profissional por meio do Programa Jovem Aprendiz. Eles fazem parte do curso de PPE – Preparação para o Primeiro Emprego e, assim como aconteceu anteriormente com seus colegas, foram beneficiados pela certificação obtida junto ao Ministério do Trabalho, que dá à entidade o status de “unidade certificadora”, do programa.

Os jovens enviados precisaram ingressar na Florestan através de um vestibulinho, normalmente em julho e janeiro de cada ano, o que já garante uma primeira triagem. Eles são, então, devidamente preparados com noções administrativas, legais, bem como de ética, comportamento e postura. Durante os 2 anos em que o vínculo é realizado junto à empresa, eles continuam a frequentar as salas de aula, e têm suas ações acompanhadas, inclusive, por psicólogos. A empresa tem, assim, um canal direto para aperfeiçoar e moldar jovens que já entraram selecionados e motivados. O valor a pagar, pelas 4 ou 6 horas que o jovem passa dentro da empresa, é proporcional a um salário mínimo vigente.

Sobre o Programa Jovem Aprendiz

A Fundação Florestan Fernandes está devidamente registrada junto ao Ministério do Trabalho, apta a oferecer às empresas de Diadema e toda a região a contratação de jovens Aprendizes, atendendo a Lei Federal 10.097 e o Decreto Lei 5598/2005, estabelecem que empresas de médio e de grande porte devem ter (dependendo do número de funcionários), de 5 a 15% de aprendizes ou estagiários em seu quadro de trabalhadores.

Outros benefícios para o empresário são a isenção de contribuição previdenciária para optantes do Simples, a isenção de multa rescisória etc. Mas nada é mais recompensador do que a possibilidade de poder contar com alguém apto, motivado e dentro do perfil adequado para renovar os ares e reafirmar as diretrizes do contratante.

As empresas interessadas em ser parceiras da Fundação Florestan Fernandes para a contratação de Jovens Aprendizes devem entrar em contato pelo telefone 4053-2600 ou e-mail jovemaprendiz@florestan.org.br.