Foram 250 pessoas formadas em cursos de qualificação profissional oferecidos pela Florestan
Começou e terminou com música a cerimônia de formatura de 250 bolsistas do Programa Nosso Bairro Melhor da Prefeitura de Diadema, ontem à noite, 17/11, no salão do Centro Cultural Okinawa do Brasil. A festa marcou a conclusão do curso de qualificação profissional oferecido pela Fundação Florestan Fernandes (FFF) em parceria com a Organização Cidap.
A abertura da festa de formatura contou com a apresentação do grupo “Violeiros de Diadema”, sob a coordenação de Luiz Hermínio Puntel de Oliveira, e o baile de encerramento ficou por conta do DJ Puffe.
Os bolsistas formandos concluíram os cursos de Auxiliar de Conservação e Preservação Ambiental e o de Jardinagem. Além de conteúdo técnico, as turmas receberam conhecimentos sociais e de cidadania. O Programa tem como objetivo que o bolsista seja reintegrado ao mercado de trabalho e atua de modo articulado com as demais secretarias municipais.
Programa socioambiental
Criado em 2021, o Programa Nosso Bairro Melhor da Prefeitura de Diadema conta com vagas para bolsistas homens e mulheres que são contratados para zeladoria e conservação da cidade com serviços de capinagem, pintura de guias e identificação de pontos viciados em descartes irregulares de entulho, entre outros.
É obrigatório passar pelo curso de qualificação profissional. Por isso, a semana dos contratados é de quatro dias de trabalho e um de aprendizagem. Os bolsistas se dividem em equipes para atender os seguintes bairros: Taboão, Campanário, Paineiras, Canhema, Centro, Conceição, Piraporinha, Nogueira, Casa Grande, Serraria, Inamar e Eldorado. Todos são contratados por um ano, podendo ter o contrato prorrogado por mais um ano.

Homenagens
Antes da entrega dos canudos, o principal discurso da noite coube ao prefeito José de Filippi Junior que aproveitou para tecer algumas homenagens especiais. Ele agradeceu à sua equipe de governo que não mediu esforços na elaboração e implantação do Programa Nosso Bairro Melhor e à Câmara de Vereadores que aprovou por unanimidade o projeto com caráter especialmente social de enfrentamento às consequências da Covid-19 e a falta de limpeza da cidade.
O prefeito Filippi também fez questão de convidar ao palco do Okinawa, todos os professores da Fundação Florestan Fernandes. Além deles, também foram chamados e homenageados os coordenadores das equipes de cada um dos bairros que são cuidados pelos bolsistas.
“Essa beca especial de formatura é para elevar a autoestima e simbolizar que cada um de vocês deve acreditar em sua capacidade de poder aprender mais e ser mais”, disse o prefeito Filippi. “A prioridade da nossa gestão é continuar investindo para cuidar da cidade, mas especialmente cuidando da nossa gente”, destacou o prefeito.
Além do prefeito, a mesa oficial de formatura dos bolsistas do Programa Nosso Bairro Melhor reuniu a vice-prefeita e secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Patty Ferreira; secretário municipal adjunto de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, André Luiz; secretário municipal de Administração e Gestão de Pessoas, Odair Cabrera; e o representante da Secretaria Municipal de Educação, Alberto Alves de Souza; e o presidente da FFF, Manoel Eduardo Marinho, o Maninho.
Já a Câmara Municipal foi representada pelo presidente da Casa, Josa Queiroz, e os vereadores Jeferson Leite; Neno; Zé Antônio; e a Lilian Cabrera.
Texto: Marcos LUiz
Fotos: Igor Andrade