Nossa História

A instituição

A Fundação Centro de Educação do Trabalhador Professor Florestan Fernandes é um órgão municipal fundacional com personalidade jurídica de direito público sem fins lucrativos, regida pelo seu Estatuto, Regimento Interno e Legislação aplicável. O foco da escola é o ensino de cursos profissionalizantes, com alunos selecionados através de processo seletivo e totalmente voltados à população do município de Diadema.

Os cursos são distribuídos em áreas estratégicas do desenvolvimento econômico e social da cidade e têm por finalidade a conquista do primeiro emprego, a reinserção/manutenção no mercado de trabalho assalariado e a geração de renda por trabalhador.

A Florestan, como é conhecida regionalmente, foi fundada em 1996, ano seguinte à morte do grande brasileiro, Florestan Fernandes, sociólogo que acabou nomeando a entidade e que batalhou a vida inteira pela educação e pela cidadania plena dos brasileiros.

A política de formação profissional é considerada fundamental para promover a emancipação dos trabalhadores e diminuir as desigualdades sociais em ações articuladas com a prefeitura de Diadema, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, de Assistência Social e Cidadania e da Educação. Alinha-se, ainda, à políticas públicas municipais que garantam os direitos sociais básicos, ampliação da participação popular e incentivo à auto-organização da sociedade. Os conteúdos são desenvolvidos de maneira que aumentem o grau de escolaridade dos educandos e que os auxiliem na geração de trabalho e renda.

Qualidade de ensino

Os cursos praticados são regularmente revistos e aperfeiçoados e baseiam-se em áreas estratégicas para o desenvolvimento econômico e social do município. O processo de construção do conhecimento de nossos alunos segue o conceito de dialogicidade de outra grande personalidade brasileira no ensino, o educador, Paulo Freire. Este método reconhece a experiência do aluno como ponto de partida e como objeto de conhecimento. Isso faz com que nossos educadores reconheçam e construam nexos de entendimento a partir das relações com estes conhecimentos. Em resumo, as relações dialógicas acontecem quando o educador faz a mediação entre o conhecimento científico e o conhecimento prévio do aluno.

Objetivo

A instituição tem como objetivo desenvolver práticas e atividades de formação profissional que incorporem a cidadania efetiva do trabalhador à competência técnica, viabilizando assim, a apropriação pelo educando de: a) conhecimentos científicos e tecnológicos, e de, b) saberes culturais necessários à compreensão da vida social, da evolução técnico-científica e da história do trabalho.

A escola oferece gratuitamente uma formação integral através de cursos redimensionados sob a ótica dos trabalhadores e dialoga com outras experiências, recuperando o potencial intelectual destes sujeitos, que constroem as relações sociais na cidade.

Missão

O princípio que norteia a missão da Fundação Florestan Fernandes é pautado pela operacionalização de políticas de qualificação profissional para jovens, homens e mulheres, que auxiliem na obtenção do primeiro emprego, reinserção/manutenção no mercado de trabalho assalariado e geração de renda por trabalhador autônomo ou cooperado.

Cronologia:

Os primeiros anos:
Sintonia

Durante a primeira década de existência desenvolveu-se a vocação da Florestan em adaptar-se às tendências mercadológicas para oferecer o melhor ensino profissionalizante. Já em 1997, por exemplo, iniciaram-se os primeiros cursos de Informática Básica, área cada vez mais definitiva no cotidiano mundial.

Sintonizada com a tendência da área da beleza, que nas últimas décadas, mesmo em tempos de crise, somente experimentou períodos de expansão, a Florestan ampliou a oferta de cursos na área. Nesse case houve total sintonia entre a entidade com as administrações municipais, já que, desde a década de 1990, Diadema viabilizou-se no sentido de tornar-se um polo da indústria cosmética no Brasil. Com isso, diversas pequenas, médias e grandes empresas migraram para o município. Paralelamente a todo esse movimento, o setor de serviços da área da Beleza no Brasil passou a demandar a procura de profissionais em escala geométrica. Fato é que a cidade abriga o primeiro curso técnico em Cosmetologia do Brasil, via ETEC, Escolas Técnicas do Governo do Estado de São Paulo”.

Inovação e adaptação

Com o passar do tempo ficou patente outras características da Fundação Florestan Fernandes, como a capacidade de inovar e de adaptar-se. Em 2006 é inaugurado o “Espaço ZEN”, vinculado à área que não se limita apenas à Beleza, mas à saúde e ao bem-estar. Cursos como Shiatsu, Terapias Naturais etc, vêm ao encontro de grande parte da população (consequentemente do mercado) preocupada não apenas com o trabalho, mas também com suas consequências.

Em 2018 duas grandes novidades: as inaugurações da Garagem e da Cozinha-Escolas, que proporcionaram, além de economia de recursos (os alunos de Gastronomia utilizavam-se das instalações do CRESAND, de Diadema), a possibilidade de ampliação de cursos e de uma profissionalização ainda maior, já que passou-se a produzir profissionais para trabalhar especificamente como sushiman, pizzaiolo etc.

Posteriormente o curso de Mecânica de Motos foi introduzido totalmente em sintonia com a curva ascendente de veículos de duas rodas nas últimas décadas devido ao exponencial aumento do comércio online. Mais uma vez um curso da Florestan entra em harmonia com outra vocação do município: a produção de autopeças.

Nova década, novos desafios

Em sua segunda década de existência um fato marcante veio a impulsionar a profissionalização da Fundação Florestan Fernandes: a mudança da personalidade jurídica da instituição, o que culminou, entre outras coisas, na profissionalização total de seus colaboradores com a realização de seu primeiro concurso público. Prefeitura, Secretários, entidades de classe e a população interessada participaram dos termos que nortearam a reestruturação da entidade. Um novo organograma foi desenhado, estruturando-se um número enxuto de funcionários distribuídos entre serviços técnico especializado, administrativo-financeiro e pedagógico.

Gestão, monitoramento e avaliação

Também foi marcante a adoção, através de licitação, de um único parceiro educacional, encarregado da parte operacional/pedagógica, para ministrar os cursos. Sendo assim, este associado responsabiliza-se pela contratação dos profissionais (professores, técnicos, coordenadores),  pela confecção do material didático e pela parte burocrático/administrativa. Antes desta mudança a Florestan fazia parcerias com diversas entidades de classe, profissionais autônomos e até com instituições privadas, como é o caso de empresas de cosméticos que lecionavam cursos específicos.

A implantação da Gestão descentralizada dos cursos a partir de 2012, com oferecimento dos mesmos em comunidades localizadas nas diversas regiões do município, visou o fácil acesso dos munícipes menos favorecidos, com dificuldade de locomoção até a sede da Fundação.

A gestão compartilhada por meio de único parceiro educacional permitiu o aprimoramento da gestão com utilização de ferramentas tecnológicas. Com isso, houve a padronização dos instrumentais nos cursos e na organização da medição dos indicadores qualitativos e quantitativos.

Este tempo marcou um avanço da entidade em termos de reconhecimento público e de ampliação da percepção da “marca”, Florestan Fernandes. Os processos seletivos passaram a ser mais concorridos, facilitados pela inclusão das inscrições pela internet. Hoje a expectativa pelos processos seletivos realizados anualmente é enorme, sendo que as maiores demandas telefônicas e de internet são relativas ao interesse da população em nossos cursos.

Metas

A continuidade da criação, ampliação e descentralização de cursos e vagas, visando o desenvolvimento econômico e social.

A garantia de qualidade social em todos os cursos da Florestan Fernandes, com os mesmos objetivos.

A ampliação da vocação cultural da Fundação.

A articulação de rede de formação profissional na cidade envolvendo todos os níveis de ensino, esferas de governo e instituições da sociedade voltados à formação profissional.

O fortalecimento institucional da Fundação por meio do aperfeiçoamento dos mecanismos de gestão, comunicação e financiamento.

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