Bolsistas do “Nosso Bairro Melhor” fazem Mostra Cultural em Diadema

A Mostra Cultural foi uma grande aula aberta de cidadania e arte para os bolsistas.
Foto: Marcos Luiz/PMD

Centenas de bolsistas do Programa Nosso Bairro Melhor ocuparam, nesta quinta-feira (4), o palco do Teatro Clara Nunes, em Diadema, e protagonizaram a 1ª Mostra Cultural, com números de poesia, dança, teatro, música e artes visuais.

O evento, realizado pela Fundação Florestan Fernandes (FFF) em parceria com a Organização CIDAP, sinaliza a conclusão da primeira parte do curso “Auxiliar de Conservação e Preservação Ambiental”.

Criado em 2021, o Programa Nosso Bairro Melhor da Prefeitura de Diadema conta com 600 bolsistas (300 homens e 300 mulheres) para zeladoria e conservação da cidade com serviços de capinagem, pintura de guias e identificação de pontos viciados em descartes irregulares de entulho. Os contratados são obrigados a frequentar o curso de qualificação profissional. Para isso, a semana é de quatro dias de trabalho e um de aprendizagem.

A Mostra Cultural foi uma grande aula aberta de cidadania e arte para os bolsistas estudantes. Além da exposição de trabalhos dos alunos no saguão, ocorreram 13 apresentações no interior do Teatro Clara Nunes, em cujo palco foram abordados temas como Desigualdade de Gênero; Ética, Moral e Cidadania; Meio Ambiente; Discriminação e Preconceito; entre outros.

Além de apresentação de artistas da Casa da Música, a abertura da Mostra Cultural contou com a presença do prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior; do presidente da FFF, Eduardo Marinho, o Maninho; dos secretários municipais Wagner Feitoza, o Vaguinho (Meio Ambiente e Serviços Urbanos), Ana Lúcia Sanches (Educação) e Gel Antônio (Segurança Alimentar).

O secretário de Meio Ambiente e Serviços Urbanos de Diadema, responsável direto pela gestão do Programa, destacou o caráter social e ambiental do Nosso Bairro Melhor. “A cidade não está mais abandonada, agora tem uma cara de limpeza e organização, frutos de trabalho de equipe”, disse Vaguinho.

Para Maninho, presidente da FFF, o novo esquema de manutenção dos bairros está no caminho certo. “O antigo Programa Pé na Rua cumpriu seu papel, nos ensinou bastante, mas hoje precisamos de uma atuação futurista, contínua e permanente da cidade”, disse.

O prefeito Filippi também parabenizou os bolsistas pela Mostra Cultural e voltou a destacar o lema de seu governo de que ninguém faz nada sozinho. “A nossa Gestão tem como foco aqueles que mais precisam, por isso criamos o Programa Nosso Bairro Melhor que também tem um caráter social. Lembrem-se sempre que não é um emprego, mas uma bolsa auxílio transitória. Portanto, aproveitem esse curso para se qualificar, estudar e buscar novos horizontes e oportunidades”, recomendou o prefeito.

Curso “Auxiliar de Conservação e Preservação Ambiental”

De acordo com a direção pedagógica da FFF, o curso para bolsistas do Programa Nosso Bairro Melhor não se limita aos conteúdos técnicos. Outros temas visam aos estudantes refletir, ampliar, valorizar e ressignificar diversas experiências vivenciadas de forma a permitir uma reorientação de suas vidas nos aspectos pessoais, profissionais retomando processos antes abandonados, como a retomada aos estudos, a necessidade de organizar e planejar a busca pelo emprego, a revisão e a retomada de projetos que de alguma forma se perderam no caminho, perante as dificuldades enfrentadas e pela falta de oportunidades.

A Mostra Cultural é, portanto, o momento em que os bolsistas estudantes materializam os aspectos que lhes foram mais significativos, e, através de textos, músicas, danças etc., buscam expressar e compartilhar o conhecimento que de alguma forma lhes serviram para reorientar e ampliar a sua visão sobre o mundo possibilitando sua interferência na realidade no sentido de torná-la melhor.

O curso segue até o final do ano e a formatura dos bolsistas será junto com as demais turmas da FFF.

Os bolsistas do Programa Nosso Bairro Melhor se dividem em equipes nos seguintes bairros: Taboão, Campanário, Paineiras, Canhema, Centro, Conceição, Piraporinha, Nogueira, Casa Grande, Serraria, Inamar e Eldorado. Todos são contratados por um ano, podendo ter o contrato prorrogado por mais um ano.

O Programa tem como objetivo que o bolsista seja reintegrado ao mercado de trabalho e atua de modo articulado com as demais secretarias municipais responsáveis por obras, trânsito, saúde, entre outras.

Erro › WordPress