Florestan faz aniversário como referência

Presidente da Florestan ressalta histórico de 27 anos de glória da entidade e avanços recentes
Artigo publicado no jornal Diário do Grande ABC de 04 de outubro de 2023:
Foto: Mauro Pedroso
Um dos mais importantes intelectuais brasileiros do século XX, o sociólogo Florestan Fernandes (1920–1995) foi um grande entusiasta da educação como forma de minorar a absurda desigualdade social da sociedade brasileira. É mais do que adequado, então, que a instituição que presido, e que completa
27 anos da inauguração de sua sede em 26 de outubro, leve o seu nome: como esse grande brasileiro, a Fundação Florestan Fernandes tem como objetivo promover, por meio do oferecimento de formação e educação de qualidade, a ascensão social de parcelas da sociedade historicamente marginalizadas.
Desde que ganhou sua sede, no longínquo ano de 1996, pelas mãos do então prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior., a Florestan, como é carinhosamente chamada pelos munícipes de nossa cidade, registra uma lista enorme de serviços prestados e passou, com o tempo, a ser referência no Grande ABC quando o assunto é ensino profissionalizante. A excelência de serviços, no entanto, não veio sem dificuldades, mas é fruto do esforço de seus colaboradores, professores e alunos, assim como de um ingrediente que faz parte do DNA da autarquia: a constante evolução. ‘Metamorfose ambulante’, a instituição muda ao longo do tempo, se adequando ao que o mercado demanda em termos de mão de obra e ao que a população anseia em sua formação.
Desde que assumi a instituição, em 2021, mantive, da mesma forma, essa tradição de constante evolução e tomei medidas que vêm democratizando o acesso aos cerca de 40 diferentes cursos gratuitos de qualificação profissional – em diferentes áreas: Administração e Gestão, Serviços, Tecnologia da Informação, Beleza, Gastronomia, Juventude – que oferecemos aos moradores de Diadema.
Acabar com a prova admissional e permitir que todos que atendessem os pré-requisitos pudessem se matricular em nossos cursos foi apenas uma primeira medida nesse sentido.
Outra iniciativa é o oferecimento de diversos cursos – como Pequenos Negócios, Portaria e Recepção e Técnicas em Vendas – onde as pessoas moram, em 20 núcleos descentralizados localizados em todo o município. Cerca de 1.500 alunos passam por ano nesses polos. Por outro lado, o portfólio de formações da instituição, em constante adequação e ampliação, é uma garantia de que quem se forma na Florestan está preparado para as oportunidades de hoje do mercado. Alguns exemplos dos cursos que ofertamos são: Gestão de E-Comerce, Programação e Gestão de Mídias Sociais. Nossa política de parcerias ampliou ainda mais a atuação da Florestan e hoje ofertamos, gratuitamente, cursos técnicos em Radiologia e em Enfermagem e, para quem quer fazer uma faculdade, o Curso Preparatório para o Enem e Vestibulares.
Essas e muitas outras ações, penso, fazem justiça à tradição de excelência da autarquia. E dão a todo morador de Diadema ainda mais motivos para comemorar os 27 anos de nossa Florestan.
Manoel Eduardo Marinho é diretor-presidente da Fundação Florestan Fernandes