Lançamento do Programa de Aprendizagem Profissional 2020

Fundação foi a única entidade do ABCDMRP a conseguir inserir jovens no mercado de trabalho em 2019

Nesta terça-feira, 18/02, o auditório da Fundação Florestan Fernandes recebeu, pelo segundo ano consecutivo, jovens e seus responsáveis para a apresentação do Programa de Aprendizagem Profissional (PAP) 2020.

Em 2019, a Fundação Florestan Fernandes realizou, pela primeira vez, a capacitação profissional para mais de 60 jovens e, diante do resultado apresentado foi reconhecida, pelo Ministério Público do Trabalho, como a única entidade formadora, dentre todas da região do ABCDRM a inserir no mercado de trabalho jovens que participaram do programa e, por mérito, foi contemplada, novamente, com a renovação para oferta de novo Programa. 

Os jovens e responsáveis conheceram a proposta de formação, bem como ouviram esperançosos os depoimentos dos alunos que já conquistaram uma oportunidade no mercado de trabalho. Um deles é o jovem, J.V.V.V, de 17 anos, que disse: “o PAP abre muito a mente do aluno… nos faz ter empatia e também é uma experiência muito boa, tanto profissional quanto pessoal”. João Victor ingressou no PAP em 2019 e hoje trabalha na empresa Artfix, empresa consciente e parceira da Fundação.

Esse projeto é uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho que, ao constatar que algumas empresas não cumprem o que determina a Lei de Aprendizagem, as autua e a multa é destinada à realização do Programa que, aqui em Diadema, é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Assistência Social, responsável por encaminhar os jovens assistidos pela rede assistencial que cumprem medidas socioeducativas e egressos de internação disciplinar.

Os jovens que ingressam nesse Programa de Aprendizagem Profissional recebem acompanhamento de profissionais capacitados para abordar aspectos de mudança de  perspectivas e desenvolvimento pessoal e profissional.

A Diretora-Presidente da Fundação Florestan Fernandes, Margareti Sanches, ressalta que “sermos novamente contemplados com novo recurso para realização do programa é ter a certificação de um trabalho que alcançou seu objetivo. Com essa nova edição, conseguiremos proporcionar a outros jovens, que não enxergavam um futuro diferente daquele da criminalidade e/ou das drogas, a oportunidade de traçar caminhos diferentes, caminhos de sucesso, caminhos de mudança”

A Florestan não se contenta apenas em realizar cursos profissionalizantes gratuitos e de qualidade. É preciso reconhecer que existem camadas diferentes, de dificuldade de acesso às oportunidades de educação e nossa vocação social estará sempre disposta a fazer sempre mais e melhor para continuar contribuindo com uma sociedade mais justa.

Faça a sua inscrição

Edital de Vagas Inscreva-se