Parceria no programa Cozinha Criativa recebe Prêmio Josué de Castro

Projetos “Agricultura Urbana” e “Cozinha Criativa” são reconhecidos em prêmio estadual de melhores práticas para combater a fome e as vulnerabilidades sociais

Nesta última quinta-feira (10), ocorreu na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, em São Paulo, a premiação Josué de Castro, que tem como objetivo premiar iniciativas voltadas à formulação de soluções concretas para o combate à fome e a promoção da segurança alimentar e nutricional.

Josué de Castro foi um médico, nutrólogo, professor, geógrafo, cientista social, político, escritor e ativista brasileiro do combate à fome. O prêmio que leva seu nome foi criado em 2005 a fim de reconhecer e premiar as práticas para combater a fome e as vulnerabilidades sociais, no estado de São Paulo. Duas categorias são premiadas, “Melhor pesquisa científica realizada por universidades ou instituições de pesquisa públicas ou privadas do Estado de São Paulo” e “Melhor programa ou projeto de política pública desenvolvido por órgãos públicos do Estado de São Paulo, municipais ou estaduais”.

A cidade de Diadema foi premiada com dois prêmios na segunda categoria: “Agricultura Urbana” ficou em segundo lugar, enquanto o “Cozinha Criativa” ficou em quinto, ambas atividades desenvolvidas pela Secretaria de Segurança Alimentar (SESA), sendo o Cozinha Criativa uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET) e a Fundação Florestan Fernandes.

“Diadema, com dois programas premiados, mostrou a todo Estado que uma articulação entre secretarias potencializa os resultados das políticas públicas,” celebrou Paulo Barbosa, secretário-adjunto da SEDET.

A cozinha criativa foi criada no início de 2021, e tem como objetivo a partir da segurança alimentar fomentar a geração de renda. A certificação ao final do curso fica a cargo da Fundação Florestan Fernandes, e o objeto dessa parceria é um curso de culinária básica e economia solidária que converge em outro curso de culinária avançada e gestão de empreendimentos, sendo que a SESA, por intermédio da professora Fernanda Barbiroto oferece o curso de culinária básica e aprofundamento em culinária. Já a SEDET oferece o curso de introdução à economia solidária e Gestão de Empreendimentos com a Professora Gilnair Pereira. Os grupos que no decorrer do curso se identificarem com a proposta de geração de renda podem ser incubados na Incubadora de Empreendimentos Populares e Solidários (Ipeps), da SEDET, por um período de até 4 anos, onde receberão assessoria técnica e formação para a conquista de sua autonomia.

texto e fotos por Camila Almeida

Erro › WordPress