Setembro Amarelo: Florestan engajada no mês de prevenção ao suicídio

Durante o mês de setembro várias ações serão realizadas visando conscientizar os alunos e a população sobre os riscos de doenças como a depressão

“Muito mais amor pela vida”
Setembro amarelo – mês de prevenção ao suicídio

No mês de setembro, o trabalho de prevenção e ajuda aos que precisam são intensificados, com a campanha Setembro Amarelo, movimento mundial, incentivado pela FUNDAÇÃO FLORESTAN FERNANDES, que tem como objetivo a defesa da vida. Lançamos o projeto “Muito Mais Amor Pela Vida”, com a proposta de abraçar a causa e promover um ambiente mais saudável, incentivando a prática do amor, da valorização da vida, do respeito e da autoestima no enfrentamento das problemáticas existenciais.

“Entendemos que a reflexão e a discussão sobre assuntos acerca deste tema são ferramentas capazes de mudar um cenário tão preocupante que engloba pessoas no Brasil e no mundo”, menciona o Diretor, Rubens Filho.

Nesse sentido, contamos também com profissionais, para ministrar palestras interativas, rodas de conversa sobre bullying, cyberbullying, ansiedade e depressão, destinadas aos colaboradores, educadores, alunos e toda a comunidade, assim como, haverá discussão, entre os alunos dos diversos segmentos dos cursos da Fundação Florestan Fernandes, sobre questões de gênero, raça e mundo do trabalho em relação ao risco de suicídio, dando visibilidade à comunidade discente através da construção de murais, trabalhos e depoimentos.

Segundo a psicóloga Kátia Freitas, o suicídio é considerado um fenômeno complexo, multifacetado, que necessita da implicação de várias forças, unidas, pensando estratégias de intervenção e valorização à vida. “A escola é um espaço privilegiado para se debater a temática, quebrando assim, o silêncio que ronda a questão”.

Além de receberem as orientações no âmbito da formação profissional, é essencial que os alunos recebam direcionamentos também na base familiar, que é a estrutura para toda sociedade. “Os pais não podem esquecer da importância de vivenciarem diariamente a escuta ativa, abrindo mais espaço para os filhos conversarem sobre tudo que necessitam. Além disso, devem ficar atentos, reparando quanto aos detalhes e comportamento, ficando sempre disponíveis para ajudá-los”, explica. “A coordenação e o corpo docente também realizarão algumas ações, como a confecção de murais e cartazes criativos com frases motivadoras escritas pelos próprios alunos e todos que quiserem participar, como instrutores, colaboradores, entre outros, e que terão compartilhamento público durante o mês”, acrescenta a coordenadora geral do CIDAP, Clara Ohtsuki.

Outras ações pontuais e específicas deste projeto serão realizadas durante todo o mês de setembro. Exemplo das sextas-feiras do mês, intituladas nesta ação como “Sexta da Vida”. Nesta primeira, contando com a colaboração de alunos e colaboradores, que estarão portando peça de roupa ou acessório na cor amarela, assim como a distribuirão folders e fitas amarelas alusivas ao mês da prevenção, para a comunidade e em torno dos Polos, onde também haverá representantes da Fundação Florestan Fernandes, com faixas em campanha a prevenção ao suicídio.

“Ressaltamos que é um projeto contínuo, que perpassará todo o ano letivo, proporcionando aos nossos colaboradores, alunos e familiares a prática de atitudes que demonstrem amor ao próximo e transformem comportamentos, fortalecendo as relações de respeito e a busca do significado da vida”, comenta o presidente Manoel Eduardo Marinho.

14/09/21 (VILA ALICE ÀS 14H00) – AME A DIVERSIDADE
Trabalharemos o respeito à pluralidade étnica, cultural (como expressões linguísticas, religiosas, organizações familiares, tradições, costumes, etc.) e também sexual.

16/09/21 (PROJETA ÀS 15H00) – EMPATIA E AFETIVIDADE
Auxiliaremos o reconhecimento da empatia como atitude benéfica e importante para ações éticas, cooperativas e de respeito, além de trabalhar estratégias para combater atos discriminatórios.

23/09/21 (PAINEIRAS ÀS 14H00) – EMOÇÕES X O CORPO QUE FALA
Trabalharemos as diversas maneiras como o corpo humano pode se expressar e comunicar sentimentos, assim como, habilidades como a comparação de características físicas entre os colegas, reconhecer a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças.

30/09/21 (ARCO IRIS ÀS 14H00) – SELF (O NOSSO EU COM OS OUTROS)
Vamos estimular momentos de reflexão e autoconhecimento sobre “quem sou” bem como as consequências do “ser” (cultura, família, personalidade, sonhos) nas relações que tecemos com o outro e com o mundo em que vivemos.