Florestan certifica 1.480 formandos em cerimônia no Clube Mané Garrincha

Alunos da Fundação Florestan Fernandes em formatura dos cursos profissionalizantes gratuitos em Diadema, no Clube Mané Garrincha

Todos os diplomados são moradores de Diadema. Na segunda quinzena de julho mais 620 novos alunos começam a frequentar cursos na escola pública

No ano que completa 30 aniversários a Fundação Florestan Fernandes diplomou mais uma turma de alunos. A cerimônia de formatura aconteceu na noite da sexta-feira (3/7), no Clube Mané Garrincha, nas presenças de pais, convidados, professores e autoridades.

Receberam certificados de conclusão de curso 1.480 formandos, que estudaram no primeiro semestre de 2026, em 62 turmas, de nove diferentes áreas: Tecnologias da Informação, Confecção, Beleza, Construção Civil, Gastronomia, Administração e Gestão, Juventude, Serviços e Terapias Naturais.

Para Limárcia Batista dos Santos, moradora no centro de Diadema, fazer a formação Produção de Áudio e Vídeo foi muito importante para ela se aperfeiçoar na área. “Eu já mexo com vídeo e o que aprendi vai me ajudar muito nas produções que faço. O curso foi maravilhoso, tivemos todos os equipamentos para realizar as tarefas das aulas práticas e o professor conseguiu nos passar os conhecimentos necessários para atuarmos no mercado”, declarou.

ASSISTA AO VÍDEO DA CERIMÔNIA

Os cursos da Fundação são gratuitos e a autarquia vinculada à Prefeitura de Diadema tem como foco a formação profissional. Incorporando conhecimentos técnicos e cidadania ao trabalhador, em 2025 a escola formou mais de 3 mil pessoas, em 40 cursos diferentes, propiciando reciclagem profissional, mudança de ofício e aumento de renda.

A Florestan Fernandes é uma referência em qualificação profissional na região do ABCD e uma das poucas escolas públicas municipais-profissionalizantes de São Paulo. Criada em 26 de outubro de 1996, este ano completa 30 anos de atividade, período que capacitou milhares de pessoas.

Com duas unidades de estudos, a sede fica na rua Manoel da Nóbrega, 1149, e o outro núcleo na Rua Santo Inácio, 136, a Fundação disponibiliza polos educacionais nos bairros de Diadema para que a população frequente os cursos. A descentralização democratiza o acesso ao estudo e garante que mais moradores se capacitem profissionalmente.

Cursos mais procurados – O diretor-presidente da escola, Hilton Alves Moreira, explica que entre as formações mais disputadas na Fundação estão as da área da beleza. “Manicure, design de sobrancelhas e cabeleireiro são bem procurados, mas o aprendizado ligado à tecnologia como Excel Avançado, Power BI e Games 2D, também são muito concorridos”, diz.

Para Hilton, a Fundação busca sempre atualizar a grade de cursos para acompanhar as necessidades do mercado e também oferecer aos alunos da escola, todos moradores de Diadema, acesso às novas tecnologias que o mundo moderno cria.

O público da terceira idade também tem seu espaço na autarquia, com as capacitações na área da informática. Para os jovens, a escola profissionalizante oferece “Preparação para o Primeiro Emprego”, curso que facilita o contato com o mundo do trabalho e também disponibiliza o “Programa Jovem Aprendiz”, que em parceria com empresas, permite aos participantes atuação prática dentro das indústrias.

VEJA AS FOTOS DA CERIMÔNIA

Novos alunos – Com uma grade de cursos bem diferenciada, a Fundação Florestan Fernandes realiza por ano dois ciclos de estudos. Para o segundo semestre deste ano mais 620 novos alunos, de 27 diferentes formações, entrarão na escola, em busca de mais qualificação e de novas profissões.

No próximo dia 27 de julho será realizada a aula inaugural para os inscritos aprovados e na segunda quinzena de dezembro acontecerá a cerimônia de entrega dos certificados.

A cerimônia de diplomação no Clube Mané Garrincha também foi prestigiada por Maria Aparecida Ferreira, responsável pela Coordenadoria de Política Públicas para as Mulheres da Prefeitura de Diadema; por Airton Aparecido da Silva, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e que também representou o prefeito de Diadema, Taka Yamauchi; por Rogério Salgado, representante do deputado federal Paulinho da Força; por Denise Ventrici, secretária municipal de Assuntos Jurídicos; e pelo secretário adjunto da secretaria municipal de Mobilidade e Transportes, Romerio Vieira.

Texto: Iara Luz
Fotos: Mauro Pedroso e Marco Gonçalves

Accessibility Toolbar